Lamego
Foi em Lamego que se realizaram as lendárias “Cortes de Lamego”, onde D. Afonso Henriques foi aclamado o primeiro Rei de Portugal e onde se estabeleceram as “Regras de Sucessão ao Trono”.
Lamegoé também conhecida pela sua gastronomia, da qual se destacam os presuntos e o “cabrito assado com arroz tradicional” e pela sua produção vinícola, nomeadamente de vinho do Porto e espumantes, da qual faz parte da Região Demarcada .

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
É a principal atração turística de Lamego, situada no topo do monte de São Estevão, com 686 degraus. A escadaria é toda decorada e há belos monumentos, capelas, fontes, estátuas e obeliscos.

Catedral de Lamego
Situada na principal avenida da cidade, sugerimos-te uma visita à Sé de Lamego e aos seus claustros.

Castelo de Lamego
Situado na zona mais histórica da cidade, o Castelo aguarda a tua visita. No interior, podes encontrar jogos dos tempos medievais aos tempos modernos para crianças e adultos.

Cisterna de Lamego
É considerado "um dos melhores exemplos das cisternas dos castelos portugueses". Imagens, sons, letras, vivências e tradições estão agora à disposição do público, num espaço que é agora um Centro de Memória.

Núcleo Arqueológico
É o mais importante complexo arqueológico descoberto em Lamego, ilustrando a dinâmica de transformação da cidade ao longo de mais de dois mil anos da sua história.

Museu de Lamego
Situado no centro histórico da cidade, foi fundado em 1917 num edifício que foi outrora um palácio episcopal. Pertence ao número restrito de museus centenários.

Capela de São Pedro de Balsemão
Situa-se numa pequena planície junto às margens do rio Balsemão. Um dos elementos marcantes é o sarcófago de meados do século XIV, pertencente a D. Afonso Pires, Bispo do Porto.